As cinco maiores metas

13/07/2012 13:00

As cinco maiores metas

As metas, sejam no aspecto profissional ou pessoal são sinônimos de nossas grandes expectativas a serem alcançadas.

Wagner Borges

Quais são as cinco maiores metas de sua vida? Uma vez li a respeito que seja na trajetória pessoal ou profissional ter a visão das cinco maiores metas faz com que a condução ao objetivo seja claro e factível em menor espaço de tempo e com menor dispêndio de esforço.

Contudo, geralmente essas metas nunca são fixas, pois como somos conduzidos pelos nossos desejos e ao alcançar um objetivo ou meta essa abrirá campo para um novo sonho ou objetivo, e consequentemente uma nova meta.

Porque precisamos e se realmente precisamos de metas declaradas (expressas) para nossas vidas? A resposta sobre um ponto de vista pessoal é que sim, pois nossas vidas são conduzidas por elas (as metas), e estamos sempre por algo em todos os passos de nossas vidas. Declarar as metas possivelmente torna a vida na mesma direção, ou seja, mais clara.

Assim, o que nos leva a declarar essas metas são nossas expectativas ou nossos desejos que nos motivam a levantar todos os dias com essa proposta em mente. Essas expectativas ou desejos podem ser pessoais ou profissionais, e alternam-se entre os momentos declarados como próprios para alcançá-las.

 

Maslow estudou e demonstrou em sua famosa pirâmide alguns aspectos motivacionais (o que podemos traduzir também como desejos) cuja metodologia é aplicada em princípios da psicologia, administrativa, de marketing entre outras. Esses principios devem ser observados e aplicados inclusive em nossa vida pessoal, pois quem mais conhece de sua necessidade do que você próprio?

O que geralmente não visualizamos, até mesmo por uma falta de prática de uma metodologia de planejar, é entender as metas e estimá-las em seus retornos, seus custos, seus prazos para alcançá-las, enfim, traçar um planejamento mais criterioso que poderá trazer mais assertividade para alcançar o objetivo.

Até mesmo para definir uma prioridade das cinco maiores metas é necessário entender essas questões, pois tão importante quanto declarar essas metas é saber responder se são factíveis a um curto, médio ou longo espaço de tempo. Entender o que precisa ser feito para alcançar algo é tão complicado quanto visualizá-los.

Por isso, para desejos maiores se não existirem esforços na mesma proporção podem levar um tempo e custo estendidos, e o que inicialmente se desejava pode se tornar uma frustração e desmotivação se não existir persistência e preparo.

O ser humano é falível em seus planos individuais?...Acredito que seja somente  quando não se tem uma visão clara da sua capacidade, pois todos são capazes. Apenas é necessário enxergar que para um objetivo maior talvez seja necessário desenvolver-se e capacitar-se com mais veracidade e consistência, e que uma meta maior sempre deve vir depois de uma menor alcançada, e nunca o inverso.

Vias de regras, metas possíveis sem subestimar de suas importâncias, trazem motivação e segurança para metas maiores. Praticar o método do planejamento, fixar claramente as cinco metas, nos faz entender o real potencial nato em cada um e com certeza as cinco metas iniciais facilmente serão alcançadas e substituídas por outras cinco novas, mais ousadas e decisivas.