Ética também gera resultados

23/05/2012 07:59

Ética também gera resultados

É possível uma empresa obter resultados acima da média sendo ética em todas as suas relações?

É crescente o debate sobre limites éticos, tanto no âmbito pessoal quanto nos negócios e na gestão pública. Esse tema, permanente nas relações humanas, acabou ganhando peso entre nós nos últimos anos com a descoberta de grandes fraudes contábeis em gigantescas corporações internacionais e no afloramento de escândalos políticos no Brasil. De alguns desses fatos decorreu a ampliação do esforço na melhoria da governança corporativa em diversos setores.

No mundo corporativo, surgem perguntas incômodas, como: É possível uma empresa obter resultados acima da média sendo ética em todas as suas relações?

Se uma empresa possuir ética entranhada em seus valores reais, ela será percebida como empresa ética. Se costuma tratar algum stakeholder com desrespeito, será percebida como empresa não ética. Praticar boa governança corporativa é atestar que o board age com transparência e confiabilidade com todos os stakeholders, que investe em relacionamentos interpessoais éticos. Para ter acesso a capital, a empresa tem que transmitir confiança, o que significa ser comprável, ter produtos e serviços de alta aceitação pelo mercado. Na hora de investir, os grandes players não se fixam apenas nos balanços, mas na qualidade da atitude de seus dirigentes, na postura traduzida em respeito por todos os envolvidos, consistência, transparência, sustentabilidade do negócio