Liderança: Geração X vs Geração Y

13/04/2012 07:25

Liderança: Geração X vs Geração Y

Poder e autoridade são duas palavras bem distintas no ambiente corporativo. Porém quando falamos de liderança entre as gerações X e Y, o assunto é bem mais complexo do que costumamos imaginar.

Jorge Pires

Em pleno século XXI, vivemos com gestores com as mais variadas formas de gestão, por exemplo, alguns gestores da geração X não estão preparados ou não se importaram em se manter atualizados para gerir a geração Y (Nascido após 1980), esses gestores ainda carregam a forma de gerenciar com poder. A diferença entre eles é bem simples, liderança com poder é uma faculdade de forçar uma pessoa ou as pessoas, a fazerem o que não querem, mas estão sendo obrigados por causa de sua posição ou sua força. A essa altura, você está mais enroscado do que possa imaginar, você perdeu a chance de fazer de sua equipe um Mastermind, manter um equilíbrio, a harmonia e ter o que um gerente ou supervisor precisa ter de mais valioso, sua equipe. Verá que perdeu e terá uma tarefa mais árdua pela frente, recompor sua equipe, o que será bem difícil, porque perdeu sua credibilidade perante seus colaboradores. Sua confiança está em baixa. Pense em um general que está com sua tropa diante de uma batalha onde seus soldados não tem mais sua confiança porque detectaram uma fraqueza, você acha que lutarão até a morte por você ou pela empresa?

Já a liderança com autoridade é uma habilidade que possuímos para influenciar uma pessoa ou várias a fazerem as coisas de livre e espontânea vontade por causa de nossa influência pessoal.

Hoje a geração Y está mais receptiva a liderança com autoridade, pois as relações no ambiente de trabalho estão crescendo gradativamente, isso porque a geração Y não quer apenas trabalhar para manter o sustento, e sim, se desenvolver profissionalmente tendo boas referências criando networks. Se o seu gestor não é uma boa referência quem irá ser?

Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas e ricas em criatividade. Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo.

Enfim, essa geração preocupados com o meio ambiente e causas sociais tem um ponto de vista diferente das gerações anteriores, para eles a liderança com poder não tem mais espaço nos dias atuais.

Sabe, isso me faz lembrar uma boa historia de um rapaz que gostava de observar o voo das águias. Ao observar uma mergulhando veloz em um matagal e quando saiu levava uma presa consigo na qual acabava de garantir o alimento do dia. Porém, o rapaz continuou a observar e logo a águia começou a voar com dificuldade, quase sem rumo segurando a presa no qual a levou a cair.

A curiosidade do rapaz o levou até o local onde a águia espatifou-se contra o chão, ao chegar viu a poderosa ave tinha caçado um ''furão'', um dos mais terríveis roedores das montanhas. Enquanto ela carregava sua vitima, ele roeu sua barriga, a ponto de tirar-lhe os intestinos.

Quando você acha que está por cima, cuidado. Quando você pensa que tem o poder, seja vigilante. A sua vitória pode ser sua derrota. A sua conquista pode torna-se a sua maior tragédia.